logo RCN

Joinville busca padronizar redes de telecomunicações

  • Foto: Secom / Divulgação -

Encontro desta sexta-feira discutiu o futuro de cabos obsoletos

Nesta sexta-feira, 1º de setembro, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sama) promoveram um encontro técnico com as operadoras de telecomunicações. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de Joinville, teve como cenário o Centro de Joinville.

O encontro marcou o primeiro passo na definição de um modelo padrão para circuitos e compartilhamento de rede de telecomunicações. Este modelo servirá como referência para futuras adaptações em todo o município e para as atividades de fiscalização conduzidas pela Sama, em colaboração com a Celesc e a Seinfra, com o objetivo de identificar irregularidades na infraestrutura de telecomunicações.

Thiago Soares Molina, gerente da unidade de Iluminação Pública da Seinfra, explicou a importância do evento: "Esta é uma avaliação preliminar para determinar as melhorias necessárias em cada ponto por parte das operadoras de rede de telecomunicações. No dia 19 de setembro, no mesmo local da visita técnica, será realizado um mutirão com as operadoras para implementar um modelo de instalação que servirá como padrão para as futuras inspeções.", explica.

Durante o mutirão, também está prevista uma operação de limpeza dos circuitos antigos que já não estão em uso, uma ação que será gradualmente estendida a toda a cidade.

Eduardo Cesconetto, gerente de manutenção e operação da Celesc, destacou a importância da retirada dos cabos obsoletos da rede elétrica: "Esta ação é crucial para a segurança viária, tanto para os pedestres quanto para os trabalhadores das operadoras. Além disso, não podemos ignorar o impacto visual negativo desses cabos, que prejudicam a beleza natural de Joinville."

Em maio deste ano, o prefeito Adriano Silva (Novo) assinou o Decreto 55.354, que estabelece a obrigação das empresas concessionárias que oferecem serviços de telefonia fixa, banda larga, televisão a cabo ou outros serviços por meio de rede aérea a identificarem e removerem o excesso de cabos dos postes, contribuindo para uma infraestrutura urbana mais segura e esteticamente agradável.

Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas é referência pra Santa Catarina Anterior

Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas é referência pra Santa Catarina

Novas vagas estão disponíveis para CEIs conveniados à Secretaria de Educação Próximo

Novas vagas estão disponíveis para CEIs conveniados à Secretaria de Educação

Deixe seu comentário